O que Deus quer construir connosco

16-04-2020


No fim de tudo, o que é que Deus quer construir connosco? Qual é o seu objectivo, com toda esta história de salvação, com todo o drama deste mundo, de há tantos séculos até aos nossos dias e (se Ele quiser) até muitos anos depois de nós?
Creio que as leituras de hoje são claras na resposta a esta questão: o que Deus quer construir connosco é Jesus Cristo ressuscitado. Quer-nos a viver com Cristo e em Cristo. Quer o mundo todo a viver em Cristo - desde os homens até aos animais, plantas e minerais, transformados e "cristificados" através do nosso trabalho, do nosso agir e do nosso viver (já agora, essa é a verdadeira "ecologia").
É por isso que tudo (desde a criação até agora) nos fala de Cristo. Tudo nos fala dessa "Palavra" de Deus. Em particular a Sagrada Escritura e os seus profetas. Em Cristo, "Deus cumpriu o que de antemão tinha anunciado pela boca de todos os Profetas" - diz S. Pedro falando aos judeus de Jerusalém, depois da cura do coxo de nascença, realizada em nome de Jesus (Act 3,18). E o próprio Senhor, no evangelho, afirma: "Tem de se cumprir o que está escrito a meu respeito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos" (Lc 24,44).
O desígnio (a vontade) do Pai cumpriu-se plenamente na ressurreição de Jesus. Mas continua a cumprir-se na Igreja e em cada um de nós. E necessita de se continuar a cumprir até ao fim dos tempos. Desse desígnio faz parte cada um de nós! "E, quando todas as coisas lhe estiverem sujeitas, então também o mesmo Filho se sujeitará Àquele que todas as coisas lhe sujeitou, para que Deus seja tudo em todos" (1Cor 15,28).