"É em tua casa"

08-04-2020

"É em tua casa"
"É em tua casa que Eu quero celebrar a Páscoa com os meus discípulos. Os discípulos fizeram como Jesus lhes tinha mandado e prepararam a Páscoa" (Mt 26,18-19).
A palavra de Deus é surpreendente: realiza-se sempre em nossa vida. E ajuda a nossa vida a realizar-se por meio dela. O convite, a escolha, a eleição (como gostaríamos de estar no seu lugar!) que o Senhor fez daquele seu discípulo de Jerusalém torna-se hoje a realidade da nossa vida - a realidade bem concreta, de cristãos que se vêem obrigados a ficar em casa para aí celebrar a Páscoa.
Mas o convite do Senhor não é o de ficarmos fechados em casa, resignados e chorosos porque não podemos celebrar com a comunidade. É o convite a, de verdade, celebrarmos a Páscoa. Nestas circunstâncias em que vivemos, mas a celebrarmos a Páscoa. Com o Senhor que vem até nós, que quer, neste ano de 2020, passar por nós: pela nossa casa, pela nossa intimidade, pela nossa vida.
Hoje é tempo de preparar. De esperar o Senhor que vai passar. De nos prepararmos para O acolher.
O terceiro cântico do Servo de Deus diz-nos como é o discípulo: "todas as manhãs, Ele desperta os meus ouvidos, para eu escutar como escutam os discípulos". E ainda: "O Senhor deu-me a graça de falar como um discípulo, para que eu saiba dizer uma palavra de alento aos que andam abatidos" (Is 50, 4).
Ele passa mas detém-se em nossa casa. Faz Páscoa connosco.