20 out. Jornada Nacional da Pastoral da Família

20-10-2018

Relativamente à XXX JORNADA NACIONAL DA PASTORAL FAMILIAR, a ter lugar em Fátima, no dia 20 de Outubro, um sábado, nos espaços do Edifício Paulo VI, já estão disponíveis no site www.leigos.pt

- o programa que pode ser impresso
- a imagem para o facebook
- o marcador com a oração do IX Encontro Mundial das Famílias

Chamamos a atenção para um lapso:
- no final da ficha de inscrição, onde se lê "Devolver até 8 de Outubro de 2017...", deve ler-se "Devolver até 8 de Outubro de 2018...".
As nossas desculpas.

Queridos amigos,

XXX JORNADA NACIONAL DA PASTORAL FAMILIAR - 20/10/2018

Como já anunciado, quer no último Conselho Nacional, quer por correio electrónico, a Jornada Nacional da Pastoral Familiar, aberta a todo o Povo de Deus e, habitualmente, no formato de dois dias, passou a ocupar um só dia por decisão da CELF, tendo, entre outros objectivos, aliviar os custos a suportar pelas famílias e permitir um maior número de participantes. Terá lugar no dia 20 de Outubro, um sábado, em Fátima, no Salão do Bom Pastor, Edifício Paulo VI.

O tema de fundo desta Jornada assenta na Exortação Apostólica "Amoris Laetitia", explicitado nas 7 Catequeses Preparatórias do IX Encontro Mundial das Famílias que ocorreu, em Dublin, de 21 a 26 de Agosto, pp., e a que damos a designação de: FAMÍLIA: o «SIM» do Deus Amor".

Oportunamente enviaremos 10 desdobráveis para cada Diocese e 3 para cada Movimento, onde encontrareis:

• O programa, um conjunto de informações, os custos respectivas das várias opções, a ficha de inscrição e um texto de apoio

No entanto, para que tenham desde já conhecimento pleno do programa, enviamos, em anexo, o documento que seguiu para a gráfica, que, dentro de alguns dias, estará disponível no sítio: www.leigos.pt, para: impressão, ser colocado nos respectivos sítios das Dioceses e dos Movimentos, ser divulgado através do facebook.

Todos juntos, se o quisermos, poderemos fazer uma grande campanha de divulgação deste evento nacional de formação para as famílias.

Retomamos a metodologia do ano passado. Assim:

• Até 30 de Setembro, o DNPFamiliar enviará às Dioceses um mapa em Excel para registo das inscrições, quanto ao estritamente necessário. Os desdobráveis permitem outras recolhas de dados, que foram tidos em conta, para poderem ser tratados pelas respectivas Dioceses, se o desejarem. Devem atribuir a cada ficha de inscrição um número de ordem para que, havendo dúvidas, se localize mais facilmente a ficha em causa.
  • Até 8 de Outubro, conforme "Desdobrável", cada Diocese:
  • Centralizará as respectivas inscrições
  • Recolherá os pagamentos resultantes das mesmas.
  • Até 13 de Outubro, as Dioceses:

· Enviarão para o DNPFamiliar - dnpfamiliar@gmail.com - o mapa de excel, devidamente preenchido, ficando em seu poder com as fichas de inscrição.

· Depositarão o somatório das importâncias cobradas pelas inscrições na conta bancária do SNAL (Secretariado Nacional do Apostolado dos Leigos), NIB: 0033 0000 4535 3260 0550 5, identificando a origem e o destino, enviando cópia ao DNPFamiliar.

• Almoços - Procuraremos encaminhar para a mesma Casa os inscritos vindos da mesma diocese.
  • Alojamento - É possível e será nas Casas do Santuário, conforme tabela:
  • Constituição dos workshops - Serão constituídos pela ordem de chegada das inscrições e pela prioridade indicada, sujeitos à limitação dos lugares.
  • Porta-vozes dos workshops - Cabe à organização de cada workshop escolher o respectivo porta-voz que apresentará as duas propostas pastorais: uma quanto à Igreja e outra relacionada com a família.
  • Reunião exclusiva dos participantes no IX Encontro Mundial das Famílias decorrerá ao mesmo tempo que os workshops. Solicitamos às Dioceses e Movimentos que façam chegar esta informação a todas as pessoas em causa de modo a podermos reflectir sobre o referido Encontro e encontrar pistas e propostas de acção.
  • Filhos - Serão assegurados a sua guarda e o entretenimento, como vem sendo hábito. Os Pais deverão garantir os lanches.
  • Transporte - Voltamos a sugerir o recurso ao autocarro, tendo em conta a redução dos custos das famílias. Acrescem, ainda, as vantagens de se poder viver um espírito de peregrinação, do conhecimento, da partilha e da comunhão que a todos enriquecem.
  • Acolhimento - Será feito por diocese, no Edifício Paulo VI, na Sala da Organização e no fundo do Salão do Bom Pastor.

Sugerimos que cada Diocese prepare uma circular com as informações que achar pertinentes, a enviar a: párocos, equipas de Pastoral Familiar, Movimentos da Família implantados na Diocese e destinatários que entender, em ordem ao bom êxito das inscrições, sem deixar de indicar para onde os seus diocesanos devem enviar a respectiva ficha de inscrição e depositar o valor das inscrições.

Esforcemo-nos por fazer desta Jornada um grande Encontro Nacional da Pastoral Familiar, para que chegue ao maior número possível de famílias a riqueza teológica, doutrinal e pastoral que está na génese desta formação.

Relembramos: não deixemos de fora os que têm dificuldades económicas.

Estamos disponíveis para eventuais esclarecimentos.

Unidos na oração e na missão, vos abraçamos.