Deixa-te salvar

30-03-2020

Deixa-te salvar
Um dos nossos grandes problemas como seres humanos é que nos queremos salvar a nós mesmos e achamos que isso é possível. É uma das marcas da nossa condição de pecadores. "Havemos de nos salvar a nós mesmos, para não ficarmos a dever nada a ninguém". Gostamos de ser independentes, sobretudo independentes de Deus. Não lhe queremos ficar a dever nada, para podermos viver segundo as nossas leis e a nossa vontade.
Mas, o facto é que não nos conseguimos salvar a nós mesmos. Precisamos de alguém que nos salve. Precisamos de alguém que nos deite a mão: de alguém que nos conheça e nos ame; de alguém que não se encontre na mesma situação que nós e que esteja disponível para, por simples amor (e apenas por isso), nos salvar, quer dizer: nos ajudar a sermos nós mesmos, a viver no amor (não aquilo a que cada um chama amor mas o verdadeiro e único amor que é Deus) e a reparar todo o mal que cometemos.
Para isso, precisamos, antes de mais, de reconhecer a nossa incapacidade, de reconhecer o nosso pecado. Precisamos de reconhecer a nossa miséria. Com todas as letras e com toda a verdade. E precisamos de nos deixarmos encontrar pela Misericórdia (quer dizer: pelo amor sempre fiel). Precisamos de Jesus - Deus que vem ao nosso encontro, sempre rico de misericórdia, e que nos transforma interior e exteriormente, dando-nos o seu Espírito, a sua vida.
Ele é a Misericórdia que encontra a miséria, que condena o pecado e salva o pecador, abrindo, diante deste, a possibilidade de vida: "Vai e não voltes a pecar" (Jo 8,11).