Vale a pena

27-03-2020

Vale a pena
Não há nada pior para um homem mau que encontrar-se com alguém que seja bom. Um homem bom é a proclamação de que se pode viver de modo diferente, sem os estratagemas, sem as mentiras, sem o egoísmo que caracterizam a vida na maldade. O ímpio detesta o justo porque, diante deste e do seu modo de viver, a maldade do ímpio fica sempre exposta como maldade. "Dizem os ímpios, pensando erradamente: Armemos ciladas ao justo porque nos incomoda e se opõe às nossas obras. Censura-nos as transgressões à Lei e repreende-nos as faltas de educação" (Sab 2,12).
Este é, em grande parte, o medo de nos confrontarmos com Jesus. O medo de aparecermos diante dele. É que, diante de Jesus, encarnação do Amor de Deus, do Amor absoluto, ficam à mostra todos os nossos pecados. Fica claro como somos pecadores, maus, egoístas.
E temos medo que esse amor nos faça mudar. No fundo, pensamos que não poderemos nunca deixar de ser maus. Pensamos que esta é a nossa condição, e que não há nada mais a fazer. Pensamos erradamente, que não vale sequer a pena deixar-nos salvar pelo Amor que é Jesus, Deus feito homem.
O amor não deixará nunca de pôr às claras a nossa falta de amor. Mas Ele não veio para condenar o mundo mas para lhe dar vida. Ainda que nem todos queiram viver assim, vale a pena deixar que o Amor nos transforme!