Que tens a perder?

16-03-2020

Meditação do Bispo do Funchal sobre as leituras da Missa do dia 16 março 2020 
Que tens a perder? 

LITURGIA DO DIA - REFLEXÃO DO BISPO DO FUNCHAL
Que tens a perder?

Ao ler a Iª leitura de hoje (2Re 5,1-15) não pude deixar de rezar...
Naaman, general do rei da Síria, a grande potência militar de meados do séc. IX a.C. (portanto, um homem poderosíssimo), vê-se de repente leproso, com as consequências que essa doença trazia consigo. Fez tudo o que estava ao seu alcance para se curar.
Mas quando o Profeta Eliseu lhe ordenou que se banhasse sete vezes no Jordão, irritou-se: afinal de contas, nada do que Eliseu mandava era racional. Como bom "cientista", Eliseu deveria ter analisado as suas chagas; como bom "curador" deveria ter colocado a mão na parte doente; deveria ter invocado Deus - e talvez conseguisse a cura... Agora banhar-se num pequeno ribeiro como o Jordão... Que ridículo e antiquado!
Quantos Naamans povoam o nosso tempo! Confessemos que (particularmente nós, do mundo ocidental) todos temos um pouco de Naaman... Afinal a ciência, a tecnologia, a razão, as conquistas do homem não valem muito mais que um momento de oração? Não valem muito mais que um momento com Deus?
Escutamos, também nós, tão pouco a voz dos profetas! Escutamos, também nós, tão pouco a voz de Deus!
Talvez tenhamos a graça, como Naaman, de encontrar uns servos que nos digam: "se fosse algo difícil não farias? Que tens a perder se obedeceres à Palavra de Deus?"