27 nov. Encontro dos Movimentos ligados à Família

23-11-2021

Vem o Secretariado Diocesano da Família, convidar a que os casais ligados aos Movimentos (ENS, CPM, Shunestat, MLC, Verbum Dei, Focolares, Famílias Novas, Neocatecumenais, entre outros) ligados à Pastoral Familiar com o nosso Bispo, D. Nuno Brás.

O encontro irá ocorrer no próximo dia 27 de de Novembro (sábado) entre as 10:00 e as 13:00 horas, nas instalações da Paróquia da Nazaré, no Funchal.

Para o melhor desenvolvimento dos nossos trabalhos, somos convidados a refletir sobre as seguintes questões:

Em que experiências (acontecimentos, projetos, realizações) ressoa hoje a voz do Espírito Santo?

Como deve ser hoje o caminhar sinodalmente na Igreja diocesana?

Quem são aqueles que "caminham juntos"?

Quando dizemos "a nossa Igreja", quem é que faz parte dela?

Quem nos pede para caminhar juntos?

Quem são os companheiros de viagem, inclusive fora do perímetro eclesial?

Que pessoas ou grupos são, expressa ou efetivamente, deixados à margem?

"Caminhar juntos" só é possível se nos basearmos na escuta comunitária da Palavra e na celebração da Eucaristia. De que forma a oração e a celebração litúrgica inspiram e orientam efetivamente o nosso "caminhar juntos"? A espiritualidade do caminhar juntos é chamada a tornar-se princípio educativo para a formação da pessoa humana e do cristão, das famílias e das comunidades. Como formamos as pessoas, de maneira particular aquelas que desempenham funções de responsabilidade no seio da comunidade cristã, a fim de as tornar mais capazes de "caminhar juntas", de se ouvir mutuamente e de dialogar?

Todos estão convidados a falar com coragem e parrésia, ou seja, integrando liberdade, verdade e caridade. Como promovemos, no seio da comunidade e dos seus organismos, um estilo comunicativo livre e autêntico, sem ambiguidades e oportunismos?

Contamos com v/presença e participação na construção deste caminho sinodal!