Apresentação do Programa Pastoral e Calendário e encontro dos Secretariados, Movimentos e Obras Laicais

16-09-2022

Sábado, 1 de outubro, 9h30 na igreja do Colégio - A Diocese do Funchal apresenta o novo PROGRAMA PASTORAL e o calendário de atividades para 2022/2023. Este encontro marca o início do Ano Pastoral e tem como objetivo a proximidade e a comunhão na missão de todos os membros dos Secretariados e Departamentos Diocesanos e todos os membros das direções dos Movimentos e Obras Laicais. Todos os interessados podem participar sem qualquer tipo de inscrição.

Convocatória para Responsáveis e Direções dos Secretariados, Movimentos e Obras Laicais.

Ex.mos Senhores (as), Revmos. Padres,

À semelhança dos anos anteriores convidamos V.as Ex.as - Responsáveis e Direções dos Secretariados Diocesanos, Movimentos e Obras Laicais - para a Assembleia das Direções dos Secretariados, Movimentos e Obras Laicais, e todos os que queiram participar nela, Esta reunião terá lugar no próximo dia 1 de Outubro de 2022, sábado, na Igreja do Colégio, presidida pelo nosso Bispo, D. Nuno Brás.

Esta assembleia tem como objetivo criar sintonia entre todos os Secretariados, Movimentos e Obras Laicais no decurso do próximo ano Pastoral e ajudá-los, no respeito das suas especificidades, a integrar as linhas gerais do Projeto da Diocese nas suas atividades, a partir do tema do plano pastoral para este ano 2022/2023:

" Escolhe a vida!" O Espirito Santo faz-nos testemunhas da vida do Ressuscitado ("Pôs os olhos na humildade da sua serva")

No plano Pastoral o Senhor Bispo D, Nuno Brás afirma:" Este ano pastoral (2022-2023) quero convidar-vos a dar uma particular atenção ao sacramento do Crisma e, com ele, à presença do Espírito Santo em nós, dando-nos a vida de Jesus ressuscitado e convidando-nos a mostrar com clareza e autenticidade como é feliz ser cristão, como é bom viver com Jesus, respirar com Ele e ao Seu ritmo, e partilhar a vida como cristãos (em todas as dimensões: da vida espiritual à partilha de bens materiais e à comunhão na vida eterna). Assim nos havemos de preparar para as Jornadas Mundiais da Juventude 2023 de Lisboa (1 a 6 de Agosto), com a presença do Santo Padre, que (como diz o seu lema) nos convidam a levantar e a tomar como urgente o anuncio do Evangelho.

Programa:

09h30 - Acolhimento;

10h - Oração da Manhã e abertura dos trabalhos;

10h15 - Apresentação do Plano Pastoral da Diocese do Funchal 2022/2023 pelo Senhor Bispo D. Nuno Brás;

11h00 - Intervalo;

11h30 - Apresentação das pessoas que estão a representar os Secretariados, Movimentos e obras laicais. Finalidades ou carismas de cada Secretariado, Movimentos e obras laicais e alguns aspetos mais relevantes dos seus programas pastorais para este ano, 2022-23;

12h30 - Encerramento.

Com o melhor empenho de todos e unidos em torno de objetivos comuns, sabemos que é possível promover uma atividade apostólica mais dinâmica e proveitosa na nossa Diocese.

Saudações amigas e fraternas em Jesus Cristo.

Cónego José Fiel de Sousa