27 maio - Jornada Diocesana da Família

01-03-2018

27 de Maio de 2018 - Jornanda Diocesana da Família

Jornada Diocesana da Família irá decorrer no próximo dia 27 de Maio, no Parque de S.ta Catarina, no Funchal, em colaboração com o Secretariado Diocesano da Educação Cristã.O acolhimento às famílias está previsto a partir das 13:00 horas.

A Eucarisita será às 15:00 horas, seguida do lançamento das joeiras/papagaios e de animação musical, até às 18:00 horas.

A partir das 09:30 horas, para os jovens do 8.º ano de catequese (em articulação com os respectivos centros de catequese) está prevista a "Caça ao Tesouro", na cidade do Funchal, e posterior concentração na Praça do Povo, por voltas das 12:00 horas, seguida de caminhada até ao Parque de S.ta Catarina. Atreve-te!

27 de Maio de 2018, Jornanda Diocesana da Família
Parque de S. Catarina, Funchal

A vida é a arte do encontro.
Convite aos Sacerdotes, Movimentos, Grupos e à comunidade Cristã,A nossa Diocese com a articulação dos Secretariados da Família e da Educação Cristã, lançou em Novembro do ano passado, no Encontro dos Leigos, as linhas gerais da vivência da Jornada Diocesana da Família 2018.

Sem perder de vista o nosso lema Diocesano, Igreja Jovem, com os Jovens, propomos para este ano o tema: A vida é a arte do Encontro, integrando, para o efeito, uma proposta de reflexão no tempo Pascal, centrada nos Dons do Espírito Santo e na semana da vida com o foco nas diferentes dimensões do Encontro.

Com esta responsabilidade de envolvência e desenvolvimento de um projecto em comunidade e agregador, temos levado a cabo esforços para o envolvimento dos sacerdotes (nas reuniões de arciprestado) e dos catequistas coordenadores (nas paróquias), com o objectivo de mobilizar as famílias e os grupos de catequese do 8º e 7º anos, bem como alargar a participação aos de 9º e 10º anos e demais jovens que queiram participar no 27 de Maio de 2018 na Jornada Diocesana da Família no Parque de Santa Catarina.

Estão previstas as seguintes atividades, para as quais contamos com a envolvência e o entusiasmo de um grande número de adolescentes já inscritos e com a participação de todos os movimentos católicos da nossa Diocese a quem pedimos empenho para a sua presença, mobilização e convite dos seus amigos e familiares:
I Etapa - Atividade direcionada para adolescentes/jovens (8º, 7º e poderá integrar 9º e 10º anos)
09:30h - Caça ao Tesouro: grupos de 8 a 12 adolescentes/jovens, com o desafio da descoberta e aprendizagem da nossa história e tradição, complementando com algumas atividades extra que permitem a criatividade e a partilha lúdica entre os participantes.
Até o dia 15 de Maio é possível fazer a inscrição ou solicitar esclarecimentos através do endereço de email: atreve.tediocesedofunchal@gmail.com
ou pela página de Facebook: https://www.facebook.com/groups/1777003669274093/
12:30h - Concentração dos jovens na Praça do Povo e caminhada para o Parque de Santa Catarina.
Obs
: A equipa vencedora terá como prémio uma viagem ao Porto Santo, no Lobo Marinho, para cada elemento do grupo e respetivo orientador.

II Etapa - Atividades em Família
12:45h - Caminhada pela Vida e pela Paz (concentração junto ao Museu CR7 e percurso até ao Parque de Santa Catarina, onde as famílias irão estender as suas mantas de piquenique para o seu almoço, lanche e convívio durante a tarde);Obs: Oferta de balões brancos a todas os elementos das famílias presentes.
Obs: Fotografia do agregado familiar, tirada à entrada no Parque Santa Catarina, a projectar no ecran gigante montado no palco. Identificação da família com maior número de pessoas presentes, do seu agregado familiar e oferta de uma viagem de teleférico a todos os elementos dessa família.
13:00h - Parque de Santa Catarina (fitness com Prof. Orlando e presença dos músicos Tiago Silva e Elisa Silva, participantes nos Ídolos);
15:00h - Eucaristia presidida por D. António Carrilho, seguida da largada das joeiras/papagaios e animação;
18:00h - Encerramento do Parque.

INSCRIÇÃO E PARTICIPAÇÃO NA CAÇA AO TESOURO