2016

09-03-2016

9 MARÇO 2016

11-03-2016 06:00

COMUNICADO DO CONSELHO PRESBITERAL

O Conselho Presbiteral da Diocese do Funchal esteve, hoje, reunido em sessão ordinária, presidida pelo Bispo Diocesano, D. António Carrilho.

Tendo sido feita a leitura e aprovação da acta da reunião anterior, o Conselho refletiu sobre a recente visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima à nossa Diocese. A apreciação foi francamente positiva, realçando-se que este foi um momento de elevada mobilização pastoral, de evangelização, de encontro fraterno entre as pessoas marcado pela alegria, um momento com grandes frutos espirituais, nomeadamente no encontro com Deus através do sacramento da reconciliação, com consequências na vida interpessoal das pessoas. Esta visita também proporcionou um aprofundamento da oração pessoal no encontro com Jesus Cristo e, nalguns lugares, o reforço da oração em família. O Conselho também anotou que os dinamismos pastorais que se geraram com esta iniciativa do Santuário de Fátima, e se repercutiram em alguns arciprestados, devem ser continuados na nossa pastoral quotidiana, nomeadamente nas dinâmicas de entreajuda e correlação entre os vários agentes pastorais. Conclui-se, assim, que foram alcançados os objetivos traçados pelo Conferência Episcopal Portuguesa para esta iniciativa, que pretende preparar a celebração do Centenário das Aparições de Nossa Senhora, em Fátima.

No segundo ponto, abordaram-se as alterações que se implementarão nos Centros Sociais e Paroquiais, derivadas da aplicação da recente Lei das I.P.S.S., nomeadamente aquelas que se referem à sua dinâmica de funcionamento e à relação com as paróquias onde se encontram inseridos. Realçou-se que estas instituições da Igreja tornam presente, visível e eficaz, o compromisso da Igreja com o meio envolvente, sobretudo na resposta aos problemas sociais.

No Conselho Presbiteral, entre os seus membros foram partilhadas as iniciativas pastorais que estão a decorrer no âmbito do Ano da Misericórdia. Realça-se o empenho das comunidades paroquiais em introduzir e aprofundar os dinamismos próprios da misericórdia, quer no reforço da proposta do Sacramento da Reconciliação, quer no aprofundamento das Obras de Misericórdia, quer ainda nas peregrinações às igrejas jubilares, quem têm assegurado um horário e programação próprios para este ano. Este é, também, um ano que está ser vivido a pelos movimentos laicais, com algumas iniciativas que foram dadas a conhecer ao Conselho.

As periferias paroquiais e a sua relação com os novos movimentos de religiosidade foi outro dos assuntos abordados pelo Conselho. Destacou-se a necessidade de um aprofundamento das dinâmicas de proximidade, num esforço de um maior empenho na concretização do compromisso de uma Igreja em saída, que procura ir ao encontro de todos e a todos acolher.

No último ponto da reunião informou-se o Conselho de outras questões pastorais, apontando-se ainda o próximo encontro para o dia 13 de Julho de 2016.

Funchal, 09 de Março de 2016.

Secretariado Permanente.



13 julho 2016

13-07-2016 20:15

COMUNICADO DO CONSELHO PRESBITERAL

O Conselho Presbiteral da Diocese do Funchal esteve, hoje, reunido em sessão ordinária, presidida pelo Bispo Diocesano, D. António Carrilho.

Tendo sido feita a leitura e aprovação da acta da reunião anterior, o Conselho refletiu sobre o Ano Pastoral em curso, dedicado ao Jubileu da Misericórdia, e a sua concretização nas nossas comunidades paroquiais, destacando ainda dois momentos que estão a ser preparados, nomeadamente o Jubileu do Romeiro, nos dias 3 e 4 de Setembro, na Festa do Bom Jesus da Ponta Delgada, e o Jubileu dos Homens do Mar, no dia 8 de Outubro, na Festa do Senhor dos Milagres, em Machico.

Os membros do Conselho também perspectivaram o próximo Ano Pastoral, que será centrado na celebração dos 500 anos da Dedicação da Sé do Funchal e no Centenário das Aparições de Nossa Senhora, em Fátima, apontando-se o início do Ano Pastoral para o dia 18 de Outubro de 2016 e a conclusão para o dia 22 de Outubro 2017: Com o tema "Viver em Igreja a alegria de ser cristão!", desenvolver-se-ão iniciativas relacionadas com a consciência de ser cristão e os dinamismos eclesiais que daí decorrem.

No segundo ponto, abordaram-se algumas questões relativas ao património cultural e artístico da Igreja na nossa Diocese, bem como as formas de o valorizar pastoralmente e catequeticamente no âmbito da ação da Igreja.

No Conselho Presbiteral, entre os seus membros, foram também refletidos alguns aspetos relacionados com as "Festas e Tradições" na vida eclesial das nossas comunidades, no sentido de estabelecer uma orgânica comum na forma de as preparar e celebrar, nas suas múltiplas implicações pastorais.

Por fim informou-se o Conselho de outras questões pastorais, apontando-se o próximo encontro para o dia 16 de Novembro de 2016.

Funchal, 13 de Julho de 2016.

Secretariado Permanente.