2012
21 MARÇO 2012
O Conselho Presbiteral da Diocese do Funchal esteve, hoje, reunido em sessão ordinária, presidida pelo Bispo Diocesano, D. António Carrilho.
Tendo sido feita a leitura e aprovação da ata da reunião anterior, o Conselho fez um ponto da situação do desenvolvimento dos trabalhos das comissões de estudo para a "Renovação das Festas e Tradições" e "Casa Sacerdotal". Em relação à comissão de estudo para "Renovação das Festas e Tradições", procedeu-se a uma nova eleição, ficando o Rev.do Padre António Paulo de Ponte Sousa, como presidente. No que diz respeito à comissão da "Casa Sacerdotal" apresentou-se uma síntese das linhas fundamentais referidas na última reunião do Conselho, e vindas, também, da reflexão dos arciprestados. Seguidamente apresentou-se um Instrumento de Trabalho, com os objetivos e propostas para um possível plano arquitetónico. Após diálogo e reflexão do Conselho, ficou decidido que se deverá avançar para a elaboração de um estudo prévio de arquitectura, para apresentação na próxima reunião.
Num segundo ponto, abordou-se a hipótese da renovação do Diaconado Permanente na nossa Diocese. Partindo da reflexão trazida dos vários arciprestados, referiu-se que é possível e importante avançar para uma nova fase de implementação deste ministério, tendo o Conselho apontado para a sensibilização das nossas comunidades paroquiais, num aprofundamento do lugar, identidade e serviço específico do Diaconado Permanente na vida da Igreja.
Na segunda parte da reunião, o Conselho abordou a Formação do Clero. Realçou-se a importância dos retiros sacerdotais, como momento central da formação espiritual, derivando daqui a importância da participação nos mesmos. Relembrou-se, ainda, as datas dos Retiros: o 1º Turno, do dia 2 a 6 de Julho, orientado pelo D. Amândio Tomás, Bispo de Vila Real; o 2º Turno, de 3 a 7 de Setembro, orientado pelo Padre Manuel Barbosa, Diretor do Secretariado Geral da Conferência Episcopal Portuguesa.
Na linha do plano pastoral para este ano, apresentaram-se os Estatutos do Conselho Pastoral Paroquial, cuja instituição nas paróquias deverá ser feita até Junho. Ao Conselho deu-se conhecimento da implementação dos conselhos económicos paroquiais.
No âmbito das comemorações dos 500 anos da criação da Diocese, anunciou-se que o Congresso Internacional de História, a realizar no ano 2014, será apresentado em conferência de imprensa, no próximo dia 2 de Abril de 2012, acompanhada de uma conferência científica, proferida pelo Doutor João Paulo Oliveira e Costa, presidente da Comissão Cientifica do Congresso. No último momento do Conselho o Senhor Bispo fez uma breve referência à Mensagem Pastoral relacionada com a Festa Diocesana das Famílias e relembrou a participação habitual dos sacerdotes na Quinta-feira Santa e no Dia Diocesano do Clero (19 de Maio), no Arciprestado de Santana. Transmitiu, também, ao Conselho que no dia 12 de Junho de 2012, estará entre nós Sua Ex.cia Rev.ma D. Manuel Clemente, Bispo do Porto e Vice-Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, para proferir uma conferência no âmbito da História da Diocese do Funchal.
Concluiu-se o Conselho, marcando a próxima sessão para o dia 11 de Julho de 2012.
Funchal, 21 de Março de 2012.
Secretariado Permanente
11 JULHO 2012
11-07-2012 10:44
O Conselho Presbiteral da Diocese do Funchal esteve, hoje, reunido em sessão ordinária, presidida pelo Bispo Diocesano, D. António Carrilho.
Tendo sido feita a leitura e aprovação da acta da reunião anterior, o Conselho fez um ponto da situação do desenvolvimento dos trabalhos das comissões de estudo para a "Renovação das Festas e Tradições" e "Casa Sacerdotal". Quanto à comissão para "Renovação das Festas e Tradições" debateram-se vários assuntos que requerem clarificação e orientação no que diz respeito à sua preparação e realização. Assim, proximamente, avançar-se-á para uma consulta àqueles que mais diretamente lhes estão ligados, de modo a constatarmos os vários aspectos a ter em conta quanto à realização das mesmas. No que concerne à comissão da "Casa Sacerdotal", continua a trabalhar no sentido de na próxima sessão apresentar as linhas mestras para um possível projecto arquitectónico.
Num segundo ponto abordou-se a planificação pastoral para o próximo ano, que no âmbito da preparação dos 500 anos da criação da Diocese, tem o lema "Jesus Cristo caminha connosco e reparte o Pão". Assim, auscultadas algumas propostas vindas dos arciprestados, apontou-se para um empenho em tudo o que diz respeito aos sacramentos da Iniciação Cristã, concretamente ao Sacramento da Eucaristia. Referiu-se a atenção a ter na participação da comunidade cristã na Eucaristia, na adoração eucarística, na formação dos ministros extraordinários da comunhão, e ainda um especial cuidado às Confrarias do Santíssimo Sacramento. As propostas serão depois apresentadas no Plano Pastoral específico para o próximo ano pastoral.
No que diz respeito a orientações pastorais que vêm sendo solicitadas por alguns sacerdotes, foram apresentados ao Conselho um esboço acerca da Realização de concertos nas igrejas, capelas e reitorias e outro relativo à Preparação e Celebração dos sacramentos da iniciação cristã na nossa Diocese. Ambos serão estudados e complementados nos arciprestados, para voltarem à próxima sessão do Conselho para aprovação final.
No último ponto da reunião foram abordadas as questões relativas à pastoral vocacional e ao Seminário. No que concerne ao primeiro aspecto referiu-se que se torna prioritária uma especial atenção às vocações nas comunidades paroquiais, sensibilizando para elas, acompanhando-as e discernindo-as, de modo a criar na nossa Diocese uma cultura vocacional que produza frutos no futuro. Em relação às vocações sacerdotais, deu-se conta que o Seminário Diocesano do Funchal contará com 20 jovens em discernimento vocacional, aqui na diocese e nos seminários do Patriarcado de Lisboa. O Colégio Missionário do Coração de Jesus, por sua vez, contará com 17 jovens a aprofundar a sua vocação missionária.
Concluiu-se o Conselho, marcando a próxima sessão para o dia 24 de Outubro de 2012.
Funchal, 11 de Julho de 2012.
Secretariado Permanente.
24 OUTUBRO 2012
24-10-2012 10:43
O Conselho Presbiteral da Diocese do Funchal esteve, hoje, reunido em sessão ordinária, presidida pelo Bispo Diocesano, D. António Carrilho.
Tendo sido feita a leitura e aprovação da acta da reunião anterior, o Conselho fez um ponto da situação do desenvolvimento dos trabalhos da comissão de estudo para a "Renovação das Festas e Tradições". Apresentou-se a síntese da consulta àqueles que mais diretamente estão ligados à organização e à realização das festas, da qual saíram algumas linhas orientadoras que irão agora para a reflexão nos arciprestados.
Num segundo ponto procedeu-se a uma breve avaliação do ano pastoral transato. Em termos gerais a avaliação foi muito positiva. Destacou-se o empenho dos vários arciprestados na concretização local e paroquial das várias linhas propostas, referindo que não ficam circunscritas ao ano, mas continuam ativas no âmbito da pastoral geral. Realçou-se ainda a grande dinamização colocada na Festa das Famílias. Em relação a este ano relembraram-se as várias propostas e constatou-se que os arciprestados já estão empenhados e dinamizados para a sua concretização, através das várias atividades já programadas.
No que diz respeito a orientações pastorais acerca da Realização de concertos nas igrejas, capelas e reitorias e à Preparação e Celebração dos sacramentos da iniciação cristã, após algumas observações, as mesmas continuam em estudo nos arciprestados para aprovação próxima.
Ao conselho foi apresentado o documento da Pontifícia obra para as Vocações Sacerdotais, lançado no mês de março e intitulado "Orientações Pastorais para a promoção das vocações sacerdotais". Acentuou-se, de maneira concreta, as indicações pastorais que o documento propõe no III Capítulo, recolhidas das experiências partilhadas a nível Europeu.
No último ponto da agenda foi abordado o destino a dar à renúncia do Advento, tendo o conselho proposto, por unanimidade, o seu encaminhamento para o Fundo Social Diocesano.
A finalizar a sessão, foram dadas algumas informações relacionadas com a exposição "Bíblia em Festa", patente neste momento na Calheta e, futuramente, em Machico e no Funchal: Foram ainda apresentadas as indulgências propostas pela Penitenciaria Apostólica, no âmbito do Ano da Fé, com o intuito de promover nos fiéis uma renovação espiritual que produza frutos mais abundantes, neste ano especial de celebração dos 50 anos do Concílio Vaticano II.
Concluiu-se o Conselho, marcando a próxima sessão para o dia 13 de Março de 2012.
Funchal, 24 de Outubro de 2012.
Secretariado Permanente.