1, 2 março - Conferências do Museu: Questões de Arte Sacra - no Museu de Arte Sacra

16-02-2018

QUESTÕES DE ARTE SACRA

A segunda edição d´As Conferências do Museu coincide com o ano em que a Europa se ocupa da reflexão alargada do seu Património Cultural, multidimensional nas suas formas e expressões, entendido como alicerce para (re)pensar os desafios de uma Europa contemporânea e futura, a partir do acolhimento do extenso lastro da história e da memória.

Questões de Arte Sacra é o mote definido pelo Museu de Arte Sacra do Funchal (MASF) enquanto contributo para a reflexão da História e dos Bens Culturais da Igreja neste enquadramento celebrativo.

Cruzar a história e seus legados com o olhar da contemporaneidade é a proposta destas Conferências, que organiza o seu programa em torno de dois painéis temáticos:

1) Expressões do Património Cultural Religioso,que seassume como espaço de análise e reflexão em torno da perspetiva histórica e desafios que se colocam aos dos Bens Culturais da Igreja, entre o tangível e o imaterial, dos contextos primitivos ao trânsito para museus e exposições, do passado ao contemporâneo.

2) A Construção do Espaço Sagrado, que problematiza as fronteiras da definição do espaço vivencial religioso, convocando múltiplos olhares sobre o devir da arquitetura e das artes visuais na mediação com o sagrado, entre o século XX e XXI.

A par destes dois núcleos, o enquadramento inicial do encontro conta com o contributo do Pe. Tolentino Mendonça, na conferência de abertura: Arte, Mediação e Símbolo: O sentido que vem.

No encerramento, teremos a mensagem de Guilherme d'Oliveira Martins, coordenador nacional do programa do Ano Europeu do Património Cultural. Acresce, ainda, a projeção do filme Sagrado, de Nuno Grande, a assinalar o fecho de dois dias de partilha de conhecimentos em torno da Arte, do Património e da Museologia.