A Palavra crescia

06-05-2020

A Palavra crescia
"A Palavra de Deus crescia e multiplicava-se" (Act 12,24). A expressão parece estranha: como é que a Palavra de Deus cresce e se multiplica? No primeiro escrito de S. Lucas, o evangelho, encontramos uma expressão muito semelhante, usada também como "refrão", mas referida a Jesus: "o menino crescia", (Lc 1,80; 2,40). A "Palavra" a que agora S. Lucas se refere é, no original grego, o "Logos" de Deus. É Jesus, a Palavra de Deus que cresce em ambos os casos: na pessoa de Jesus e no seu Corpo que é a Igreja.
Como crescia? Crescia pela acção do Espírito Santo. Barnabé e Saulo (Paulo) tinham ido a Jerusalém levar dinheiro para ajudar os irmãos que passavam dificuldades; regressaram a Antioquia acompanhados por mais um discípulo, João Marcos. Nesta nova comunidade, os ministérios e carismas multiplicavam-se. Os cristãos precisavam de sair, de anunciar a salvação, e "o Espírito separou" Barnabé e Saulo que começaram a anunciar a Palavra em Chipre.
Como cresce Jesus em nós, que somos o seu Corpo? Continua a crescer pela acção do Espírito Santo, acolhida nos nossos corações e na vida da nossa comunidade. Cresce tornando-nos generosos e atentos às necessidades dos irmãos. Cresce tornando-nos disponíveis para o serviço da comunidade. Cresce fazendo-nos sair (para longe ou para perto) e testemunhar o Senhor Jesus.