25 setembro - Apresentação do Programa Diocesano de Pastoral - CONVOCATÓRIA

11-09-2021

Carta do Vigário Geral da Diocese, o Reverendíssimo Cónego José Fiel de Sousa

Convocatória para Responsáveis e Direções dos Secretariados, Movimentos e Obras Laicais, 25 de Setembro de 2021

Ex.mos Senhores,

Conforme o Calendário Pastoral 2021/2022, convidamos todos os diocesanos e V.as Ex.as - Responsáveis e Direções dos Secretariados Diocesanos, Movimentos e Obras Laicais - para a Assembleia das Direções dos Secretariados, Movimentos e Obras Laicais, a ter lugar no próximo dia 25 de Setembro de 2021, Sábado, na Igreja do Colégio dos Jesuítas , presidida pelo nosso Bispo, D. Nuno Brás.

Esta assembleia tem como objetivo criar sintonia entre todos os Secretariados, Movimentos e Obras Laicais no decurso do próximo Ano Pastoral e ajudá-los, no respeito das suas especificidades, a integrar as linhas gerais do Projeto da Diocese nas suas atividades, a partir do tema do plano pastoral para este ano 2021/2022:

"Uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão"

("Maria pôs-se a caminho")

No documento do plano Pastoral o Senhor Bispo afirma:" O Papa Francisco convidou todas as dioceses do mundo a, no próximo ano pastoral de 2021-2022, participarem mais ativamente na preparação e celebração do próximo Sínodo dos Bispos a ter lugar em Roma, em Outubro de 2023, com o do tema: "Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão".

A sinodalidade a que o Papa Francisco nos chama, expressão do "caminho comum" que percorremos, realiza-se na escuta da Palavra, na celebração da Eucaristia, na fraternidade da comunhão, na coresponsabilidade e participação de todos na vida e missão da Igreja."

Programa:

09h15 - Acolhimento

09h30 -Oração da Manhã

9h45- Abertura dos trabalhos e Apresentação do Plano Pastoral da Diocese do Funchal 2021/2022 pelo Senhor Bispo D. Nuno Brás.

10h30 - Intervenção dos participantes sobre o tema abordado.

10h45 - Intervalo

11h30 - Alguns aspetos mais relevantes dos programas dos Movimentos e Obras laicais e apresentação do calendário Diocesano.

12h30 - Encerramento.

Com o melhor empenho de todos e unidos em torno de objetivos comuns, sabemos que é possível promover uma atividade apostólica mais dinâmica e proveitosa na nossa Diocese.

Os Secretariados, Departamentos, Obras e Movimentos poderão enviar para o email do Gabinete de informação alguns eventos importantes que queiram ver publicados no Calendário Diocesano online no site da Diocese do Funchal: info.diocesedofunchal@gmail.com

Saudações amigas e fraternas em Jesus Cristo.

Cónego José Fiel de Sousa