CANCELADA Celebração Ecuménica na igreja Inglesa no Funchal

14-01-2022

Celebração cancelada por causa da pandemia.

"Vimos sua estrela no Oriente e viemos prestar-lhe homenagem" é a passagem do Evangelho de Mateus (Mt 2, 2) que serve de mote ao tema do Oitavário de oração 2022, também designado por Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos.

A Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos é uma observância ecuménica Cristã internacional realizada anualmente.

Todos os anos, os parceiros ecumênicos de uma região diferente são solicitados a preparar os materiais. Este ano, o Conselho de Igrejas do Oriente Médio, com sede em Beirute, Líbano, foi o organizador do grupo de redação de conteúdo da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2022. O Conselho Mundial de Igrejas (CMI) e o Vaticano já publicaram o material em várias línguas.

As reflexões, "exploram como Cristãos e Cristãs são conclamados/as a ser um sinal para o mundo de Deus, trazendo unidade. Provenientes de diferentes culturas, raças e línguas, Cristãos e Cristãs compartilham uma busca comum por Cristo e um desejo comum de adorá-lo".

"Nunca como nestes tempos difíceis sentimos a necessidade de uma luz que vença as trevas, e essa luz, como proclamam os cristãos, se manifestou em Jesus Cristo para dar testemunho comum na terra onde Cristo viveu e ressuscitou", lê-se nos materiais preparados pelo Conselho das Igrejas do Oriente Médio (MECC), com sede no Líbano.

Os cristãos do Oriente Médio explicam que oferecem estes recursos para o Oitavário de oração "conscientes de que o mundo partilha muitos dos problemas e dificuldades" que eles experimentam, e anseiam por "uma luz que aponte o caminho para o Salvador que pode vencer as trevas", como a pandemia global Covid-19, "a permanente crise económica" e o fracasso das estruturas políticas, económicas e sociais "na proteção aos mais fracos e vulneráveis destacaram a necessidade global de uma luz que brilhe na escuridão".

Os subsídios para a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2022 já estão disponíveis nos sítios online do Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos (Santa Sé) e do Conselho Ecuménico de Igrejas.

Por causa de infeções pelo covid-19 a Celebração teve de ser cancelada este ano.

Luísa Gonçalves in Jornal da Madeira.

Foto D.R.