17 outubro, 17h, Sé - Missa Solene de Abertura do Sínodo

14-10-2021

O Espírito Santo suscita vida nova em nossa Igreja, guiada pelo Papa Francisco. 

O Papa Francisco convidou toda a Igreja a fazer uma experiência sinodal, participando da preparação da assembleia ordinária do Sínodo dos Bispos, a ser realizada em outubro de 2023. 

O tema da assembleia do Sínodo dos Bispos de 2023 - "por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão" -, é a sinodalidade e diz respeito à eclesiologia. 

E a "experiência sinodal", que somos chamados a fazer, levará a Igreja toda a uma renovada compreensão de si mesma e a uma renovação missionária. 

Toda a Igreja é chamada a participar do processo de preparação da assembleia do Sínodo dos Bispos, fazendo uma rica experiência sinodal, desde as suas bases, nas comunidades eclesiais locais: paróquias com suas comunidades, dioceses, organizações eclesiais do laicato, dos religiosos e do clero. Todos são convidados a participar do "caminho sinodal", que a Igreja faz. É um caminho de conversão a uma compreensão melhor da Igreja e também de uma participação mais intensa na vida da Igreja. 

Diversos são os momentos desse processo, que já está para ser iniciado: 

1. Dia 10 de outubro, o Papa Francisco celebra em Roma a abertura, para toda a Igreja, desse processo de preparação do sínodo de 2023. 

2. Dia 17 de outubro, em cada diocese do mundo, o bispo diocesano celebra a abertura desse processo para sua diocese. Na nossa Diocese o Sr. Bispo D. Nuno Brás ira abrir o Sínodo na Sé do Funchal no Domingo, na Missa Solene às 17h.

3. Logo em seguida, começa o processo de escuta nas paróquias, para ouvir o povo, seguindo as orientações do "Documento Preparatório" e do "Vademecum". 

Finalmente, a Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos receberá o fruto de todas as reflexões e preparará o Documento de Trabalho para a Assembleia do Sínodo dos Bispos, de 2023. É um longo caminho a percorrer, onde cada etapa é importante, sobretudo para levar à perceção de que a Igreja de Jesus Cristo interessa a cada um dos seus membros e todos participam da sua vida e missão.