Nossa Senhora nos Canhas

21-02-2016 22:34

Os espaços vizinhos do Monumento a Santa Teresinha na paróquia dos Canhas tornaram-se pequenos na receção à Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima, na sua passagem, ao fim da tarde deste domingo (21 de fevereiro) para a igreja do Atouguia (Calheta). À sua espera neste local estavam uma multidão de devotos e um conjunto de 12 imagens de Nossa Senhora, invocada sob vários nomes (Senhora da Piedade, Senhora do Monte...), vindas de capelas e oratórios da freguesia e paróquia dos Canhas, para um encontro inédito. Os vários andores percorreram um longo caminho pela conhecida "reta dos Canhas", ao lado do carro que transportava a Virgem de Fátima, num passo coordenado por silêncios e cânticos apropriados para aquele momento que reuniu pessoas de todas as idades e em número tão elevado, entre muitas emoções, sentimentos de alegria e profunda devoção a Nossa Senhora.

O bispo do Funchal, D. António Carrilho, seguiu também no cortejo, acompanhado pelo pároco dos Canhas e Carvalhal, padre António Paulo, o principal dinamizador deste evento que ficou na memória de todos os presentes: "É um feito único, sim senhor, receber Nossa Senhora neste lugar que para nós também é muito importante, temos muitas imagens que falam dela e este monumento a Santa Teresinha foi o lugar mais indicado para recebê-La", disse José Freitas Gonçalves, com os seus 85  anos de idade. "O que mais podemos desejar, temos uma grande graça e a bênção ao vivo de Nossa Senhora, é muito bom para todos nós e para a Madeira inteira", revelou por seu lado Antonieta Sousa, de 70 anos de idade.

No cortejo/procissão víamos confrarias, grupos de leigos organizados, jovens e crianças, num ambiente de verdadeira festa interior. "É um dia marcante, penso que fica na memória de toda esta gente, novos e velhos; não há dúvidas, o povo tem uma enorme devoção por Nossa Senhora e exprime-se neste caso de forma simples, espontânea, com muito carinho, é o que se está a ver, a freguesia dos Canhas e freguesias vizinhas vieram em peso até aqui para receber Nossa Senhora de Fátima, só resta dizer-lhe muito obrigada", explicou a jovem Maria Leonor.

Depois da sua memorável passagem pelos Canhas, a Imagem Peregrina está a partir desta noite na igreja paroquial do Atouguia. Sabemos que ao longo do caminho, também foram inúmeros os fiéis que a esperaram na estrada, nos caminhos, com velas acesas, lenços brancos, gestos de muita alegria. E nesta segunda-feira (dia 22), está prevista a celebração de uma missa às 15 horas; seguindo-se depois a partida, às 16h30, para a paróquia dos Prazeres, com chegada às 18 horas ao cruzamento da venda do Sr. Cortes e procissão das velas para a igreja paroquial dos Prazeres.