Nomeações 2016

09-10-2016 09:00

Nomeações Pastorais para a Diocese do Funchal

DECRETO

O Bispo Diocesano, no âmbito da missão própria do seu ministério, tem a importante e difícil tarefa de assegurar a assistência espiritual e religiosa das comunidades cristãs.

Como refere o Diretório para o Múnus Pastoral dos Bispos, o cuidado pastoral torna-se efetivo na corresponsabilidade, na qual os presbíteros, por força da incardinação ou da dedicação a uma Igreja particular, são consagrados totalmente ao serviço, para apascentar uma mesma porção do rebanho do Senhor. Os presbíteros são, de facto, os principais e insubstituíveis colaboradores da ordem episcopal, investidos do único e idêntico sacerdócio ministerial.

O Bispo associa-os à sua solicitude e responsabilidade, de forma que cultivem sempre o sentido da Diocese, fomentando ao mesmo tempo o sentido universal da Igreja. Guiado por uma caridade sincera e indefectível, o Bispo ajudará de todas as maneiras os seus sacerdotes, para que tenham em apreço a sublime vocação sacerdotal, a vivam com serenidade, a difundam à sua volta com alegria, desempenhando fielmente e com generosidade as suas funções.

O cuidado das comunidades cristãs da nossa Diocese assenta, pois, na fidelidade e generosidade dos sacerdotes, que se dedicam ao serviço pastoral de todos os diocesanos da Madeira e do Porto Santo.

Manifestando o meu apreço e agradecimento sincero ao clero de toda Diocese; reconhecendo a sua generosidade da qual brota a disponibilidade para o serviço ao Povo de Deus; e tendo em atenção algumas necessidades pastorais, os recursos pessoais disponíveis e o bem de toda a Igreja Diocesana,

Havemos por bem proceder às seguintes nomeações e dispensas pastorais:

1.     Padre José Alberto Gomes Vicente é nomeado Pároco da Piedade e Espírito Santo, na ilha do Porto Santo, in solidum com o Padre Fábio Rodrigues Ferreira, competindo a este as funções de Moderador, nos termos dos Cânones 517§1 e 542-544 do Código de Direito Canónico.

2.     Padre José Luís Gouveia de Sousa é dispensado de Pároco da Encarnação, no Arciprestado de Câmara de Lobos.

3.     Padre Alexandre Henriques Jorge, ofm, é nomeado Pároco da Encarnação, no Arciprestado de Câmara de Lobos, de acordo com o Ministro Provincial dos Franciscanos em Portugal, Frei Armindo de Jesus Carvalho.

4.     Padre Emanuel Eleutério Figueira de Ornelas é nomeado Pároco do Carmo e do Garachico, no Arciprestado de Câmara de Lobos. É dispensado da Paróquia de São Tiago (Jardim da Serra).

5.     Padre João Humberto de Vasconcelos Mendonça é nomeado Vigário Paroquial do Carmo e do Garachico, no Arciprestado de Câmara de Lobos.

6.     Padre Agostinho Bonifácio Sousa Nóbrega dos Santos é nomeado Diretor do Secretariado Diocesano da Animação Missionária, com particular atenção à assistência de Movimentos Laicais e às Obras Missionárias Pontifícias. É dispensado de Pároco do Carmo e do Garachico, no Arciprestado de Câmara de Lobos.

7.     Padre Rui Daniel Fernandes da Silva é nomeado Pároco de São Tiago (Jardim da Serra), no Arciprestado de Câmara de Lobos.

8.     Padre Victor Apolinar Abreu Gonçalves é dispensado, a seu pedido, da Equipa Formadora do Seminário, do Pré-Seminário e de Pároco de São Vicente, no Arciprestado de São Vicente/Porto Moniz, e autorizado a viver um Ano Sabático, nos termos do nº 101 do Diretório para a Vida e Ministério dos Presbíteros.

9.     Padre Carlos Manuel Gouveia Freitas é nomeado Pároco de São Vicente, no Arciprestado de São Vicente/Porto Moniz.

10.  Padre Vitor Manuel Baeta de Sousa é nomeado Responsável da Equipa do Pré-Seminário e Capelão da Penha de França, no Arciprestado do Funchal.

11.  Padre Pedro Filipe de Gois Nóbrega é nomeado membro da Equipa do Pré-Seminário. É dispensado da responsabilidade do Serviço Diocesano de Acólitos.

12.  Padre Óscar Heliodoro Xavier de Andrade é dispensado da assistência diocesana à Ação Católica Rural (ACR).

13.  Padre Hélder Reinaldo Abreu Gonçalves é nomeado Responsável do Serviço Diocesano de Acólitos e Assistente Diocesano da Ação Católica Rural (ACR).

Os sacerdotes, cujas nomeações se publicam, conservam as faculdades canónicas dos respectivos ministérios, até à tomada de posse dos seus sucessores. E, se nada for dito expressamente em contrário, mantêm também os outros ofícios que lhes estão confiados por anteriores nomeações.

Funchal, 09 de Outubro de 2016

Solenidade do Patrocínio de Nossa Senhora do Monte