Mensagem de Natal 2015

23-12-2015 12:00

MENSAGEM DE NATAL 2015

D. António Carrilho, Bispo do Funchal

Natal, luz da esperança e do amor

É Natal, nasceu Jesus!

“Alegrai-vos! Nasceu o nosso Salvador!” Este é o grito jubiloso, que hoje irrompe do nosso coração agradecido. Na verdade, a festa do Natal não é uma simples recordação histórica do nascimento de Jesus, mas a celebração do memorial, da presença viva de Deus, que pela Encarnação de Seu Filho, veio fazer a Sua tenda entre nós. Uma grande Esperança e a glória do Senhor inundam toda a terra! Alegrai-vos! Jesus nasceu para nós!

Apesar da instabilidade económica e social e de outras dificuldades que dela derivam e invadem o horizonte do mundo atual, não deixemos morrer a esperança, a força e a coragem para lutar, amar e superar os problemas e desencantos da vida quotidiana.

Importa avivar ou reacender a luz da fé, da alegria e da esperança, porque Jesus nos vem visitar e ficará para sempre connosco! A Sua presença não é virtual! Ele quis assumir a natureza humana e tocar a nossa fragilidade para curar as nossas feridas e comunicar-nos o Seu amor e misericórdia sem limites. É o mistério da Encarnação do Filho de Deus.

Natal da Misericórdia

Depois do novenário das tradicionais Missas do Parto, tão participadas pela comunidade diocesana madeirense e portossantense, eis-nos chegados à solenidade litúrgica do Natal do Senhor. Neste Ano Jubilar, contemplemos o Rosto da Misericórdia no Menino de Belém e levemos a Luz do presépio e o anúncio jubiloso do amor misericordioso do Pai a todos os corações.

Neste Ano Santo, cheio de graça e das maiores bênçãos do Senhor, celebremos com fé viva e renovada alegria o Natal da Misericórdia. Não nos limitemos apenas às mensagens de boas festas e à troca de presentes. A maior e mais sublime mensagem de Natal é o próprio Filho de Deus, que nos convida a abrir o coração aos gestos de ternura, de vigilância e atenção aos outros. Há que substituir a cultura da indiferença pela cultura da proximidade e da inclusão, a cultura do coração misericordioso de Deus, que nos visita todos os dias. Que as obras de misericórdia sejam, pois, a nossa estrela de Belém a iluminar os caminhos que nos conduzem ao presépio, ao coração de Jesus Menino.

Votos de Boas Festas

Votos de Santo e Feliz Natal para todos os diocesanos da Madeira e Porto Santo. Junto do Presépio, estaremos particularmente unidos às famílias madeirenses, aos idosos, aos jovens e às crianças, no louvor e na adoração a Deus Menino. E não esqueçamos que o verdadeiro espírito e dinamismo do mistério do Natal está na atenção vigilante e no amor solidário para com os nossos irmãos e irmãs mais pobres, os desempregados, os idosos, doentes e excluídos.

Lembremos também os emigrantes e os turistas que visitam a nossa terra, nesta quadra natalícia. Que eles experimentem e levem consigo o sorriso e a alegria das tradições religiosas e culturais do povo madeirense, que vive a “Festa” com a ternura da infância, cantando e celebrando o Menino de Belém.

Boas Festas. Santo e Feliz Natal para todos!

Funchal, 23 de Dezembro de 2015

†António Carrilho, Bispo do Funchal