Imagem Peregrina no Porto Santo

03-03-2016 22:32

Uma "grande festa da fé" está a acontecer nas paróquias do Porto Santo com a presença da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima. Desde a chegada, na manhã de quarta-feira (2 de março), muitas e significativas têm sido as manifestações de "fé, oração e respeito". Assim foi com a procissão das velas, ontem à noite, entre as igrejas do Espírito Santo e da Piedade, e durante o dia com os vários momentos de oração do terço e encenação da aparições pelas crianças das escolas e alunos de Educação Moral e Religiosa Católica, e visita ao Lar de Idosos Nossa Senhora da Piedade, sempre com a participação de muitos fiéis, alguns dos quais ainda se recordam, com especial emoção, da última visita da Imagem Peregrina pela ilha, em 2010; e mais distante no tempo, da passagem desta mesma Imagem em 1948, ao largo, no navio Lima, que então viajava para a Madeira. "Com Maria, toda a gente fica emocionada", revelam.

As comunidades do Porto Santo vivem "dias de festa" e nesta quinta-feira, segundo o programa "muito bem organizado", Nossa Senhora vai passar por algumas escolas, visita os Bombeiros Municipais e os Bombeiros do Aeroporto; e será recebida pelos militares na igreja matriz da Piedade. A missa de despedida, às 15h30, na igreja matriz, será presidida por D. António Carrilho, seguindo-se um cortejo de carros até ao Lobo Marinho, que a transportará para o Funchal. Após o desembarque, pelas 21 horas, a Imagem Peregrina ficará no Paço Episcopal, até sexta-feira.