Escolas Básicas e Secundárias de Câmara de Lobos prestam homenagem a Nossa Senhora de Fátima

18-02-2016 20:11

No dia 18 de fevereiro de 2016, os alunos das escolas: Escola Básica e Secundária Dr. Luís Maurílio da Silva Dantas – Carmo e Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos da Torre, do arciprestado de Câmara de Lobos, fizeram uma peregrinação à Igreja de São Sebastião, para contemplar a Nossa Senhora de Fátima que veio como peregrina de Deus, a este canto de Portugal.

A comunidade escolar, que se reuniu, como família, com a certeza que Maria, a Mãe do Céu, estará sempre presente para cuidar de cada um. A oração de uma dezena de Avé Marias. As preces, com a jaculatória: Interceda por nós, a Virgem Cheia de Graça. Os pedidos a Nossa Senhora de Fátima: Igreja, governantes, fiéis da comunidade paroquial, êxitos escolares, melhores escolhas no dia a dia, doentes, professores, assistentes operacionais, alunos, pais e/ou encarregados de educação, paz no mundo. O texto das Memórias da Irmã Lúcia para melhor interiorizar a mensagem de Fátima. Foram momentos de oração escutada e partilhada.

Os jovens quiseram estar com Nossa Senhora de Fátima para escutar a mais profunda mensagem: conversão e vivência na graça de Deus.

Uma palavra de apreço às comunidades escolares que participaram nas celebrações marianas, tanto mais que as exigências da educação do mundo atual comprometem a um intenso envolvimento dos agentes educativos para assegurar a formação integral dos jovens.

Um agradecimento aos professores da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica e a outros docentes, que prontamente disponibilizaram tempo, empenho e presença no acompanhamento dos seus alunos e, ao pároco de Câmara de Lobos, Padre Neves, que generosamente programou um tempo para os alunos prestarem a sua homenagem a Nossa Senhora de Fátima.

Maria José Moreira Fernandes

DEIE/EMRC - SDEC