Entrada no Arciprestado de Santana

26-02-2016 08:36

A Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima está desde esta sexta-feira (dia 26), no arciprestado de Santana. A chegada deu-se ontem à noite, com uma cerimónia de acolhimento no Parque Temático, presidida pelo bispo do Funchal, com centenas de pessoas, vários sacerdotes, confrarias, grupos representativos das comunidades paroquiais, sacerdotes, “pastorinhos de Fátima”, entidades oficiais e a Banda Municipal de Santana; seguida da procissão de velas até à igreja paroquial de Santana onde ficará até sábado, com um programa de muitos momentos de oração e celebrações.

Numa breve mensagem, durante a receção em Santana, D. António Carrilho referiu-se às “manifestações de fé em louvor de Nossa Senhora”, ocasiões “impressionantes”, momentos “inesquecíveis”, que se registaram na viagem entre São Vicente e Santana, na passagem pelas igrejas de Ponta Delgada, Boaventura, Fajã do Penedo, São Jorge e Arco de São Jorge, com muita gente a aplaudir e em que não faltaram preces, lágrimas, velas acesas, cartazes, colchas estendidas nas varandas das casas, ornamentações de bocas de jarro nos muros e árvores, balões coloridos, pessoas de todas as idades, caminhos assinalados a preceito para receber a “Mãe que nos vem visitar”.

A “alegria e uma grande satisfação” mobilizaram as populações locais do Norte da Madeira para este acontecimento memorável e para uma “pastoral dinâmica”, reconhecem os párocos. O mesmo se passou em relação à “procissão” das velas (para a igreja de Santana), “símbolo da caminhada da nossa vida, com a Imagem de Nossa Senhora no centro, que queremos ter sempre na nossa vida, vendo nela a fidelidade a Deus, iluminados por Maria e pela luz da fé”, explicou D. António Carrilho. Mas, porque na “procissão” não se caminha sozinho, o bispo do Funchal apelou aos participantes a que “pensemos em todos e por todos rezemos, para que a luz nos torne mais fiéis a Deus, acompanhados por Maria, que nos foi dada por Mãe”.

A despedida da Imagem Peregrina de Santana está prevista para as 16 horas de sábado, com uma eucaristia presidida por D. António Carrilho, seguindo depois para o arciprestado de Machico e Santa Cruz.