Domingo de Ramos

15-03-2016 20:02

DOMINGO DE RAMOS

JESUS ENTRA NA CIDADE

Celebramos neste Domingo a entrada de Jesus em Jerusalém. Jesus realiza a palavra do profeta Ezequiel e entra montado num jumento. Afirma assim a sua divindade e a sua forma de ser salvador, na simplicidade, na pobreza, no gesto de paz que quebra o arco de guerra. Jesus entra na cidade. Quer entrar também na nossa cidade. Quer fazer parte não apenas da nossa vida privada, mas quer entrar também na nossa vida pública, na construção da cidade, da paz, da justiça. A nossa fé não pode ser uma fé fechada e envergonhada e pouco comprometida com a construção da cidade. Neste entrada há um choque de duas multidões. Uma que acompanha Jesus, com alegria, na entrada e clama Hosanas e o saúda com ramos de palmeira. Outra que o espera em Jerusalém com alguma desconfiança, total indiferença ou crítica e irá gritar, em breve, crucifica-O. Qual destas multidões queremos fazer parte? Deixemos que Deus entre na nossa cidade, na nossa vida, no nosso coração e o recebamos com alegria, com os “palmitos” do nosso coração transformado pelo seu amor e misericórdia.

Santa Páscoa.

Padre Marcos Gonçalves