Comunicado do Conselho Presbiteral - 15 março 2017

15-03-2017 13:28

DIOCESE DO FUNCHAL

Comunicado do Conselho Presbiteral

15 de março de 2017

O Conselho Presbiteral da Diocese do Funchal esteve reunido em sessão ordinária, presidida pelo Bispo Diocesano, D. António Carrilho. Após a oração inicial seguiu-se a ordem de trabalhos apresentada na carta de convocação.

Refletindo-se acerca da iniciação cristã dos adultos, dos jovens e crianças em idade de catequese, os padres do Conselho apontaram para a necessidade de reativar o Departamento da Formação Cristã dos Adultos e também para a grande necessidade das pessoas adultas, que pedem o batismo, fazerem uma caminhada de aproximação e de acolhimento, nas suas paróquias. Serão estas os lugares por excelência, onde os não batizados (catecúmenos) possam fazer a sua caminhada rumo ao Batismo, ao Crisma e à Eucaristia, acompanhados por toda a comunidade e, particularmente, com grande atenção por parte dos párocos e dos respetivos catequistas.

Outro ponto de reflexão versou sobre o Presbitério da Diocese – fraternidade e comunhão ao serviço da missão. Foi sublinhada, então, a importância da participação e presença na vida diocesana, tanto nos grandes momentos que expressam essa comunhão, como na relação pessoal de cada sacerdote com os outros sacerdotes, em fraternidade, amizade e colaboração.

O Conselho refletiu, ainda, sobre o projeto do Plano Pastoral para 2017-2018, tendo em atenção a perspetiva do Sínodo dos Bispos, a realizar em Roma, em outubro de 2018, sobre “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”. Cada Arciprestado irá refletir sobre a pastoral juvenil e vocacional na Diocese, devendo apresentar as suas propostas na próxima sessão do Conselho Presbiteral, de forma que o novo plano pastoral diocesano possa ser apresentado em setembro nos seus princípios e objetivos pastorais operativos.

A próxima reunião do Conselho ficou marcada para o dia 12 de julho de 2017.

 

Funchal, 15 de março de 2017

 

Secretariado Permanente

Padre Marcos Gonçalves

Cónego Vítor Gomes

Padre Giselo Andrade

Voltar

Contactos

Diocese do Funchal
Largo Visconde Ribeiro Real, 49
FUNCHAL
9001-801

© 2015 Todos os direitos reservados.

Diocese do Funchal - Gabinete de Informação