Comunicado do Conselho Presbiteral - 15 março 2017

DIOCESE DO FUNCHAL

Comunicado do Conselho Presbiteral

15 de março de 2017

O Conselho Presbiteral da Diocese do Funchal esteve reunido em sessão ordinária, presidida pelo Bispo Diocesano, D. António Carrilho. Após a oração inicial seguiu-se a ordem de trabalhos apresentada na carta de convocação.

Refletindo-se acerca da iniciação cristã dos adultos, dos jovens e crianças em idade de catequese, os padres do Conselho apontaram para a necessidade de reativar o Departamento da Formação Cristã dos Adultos e também para a grande necessidade das pessoas adultas, que pedem o batismo, fazerem uma caminhada de aproximação e de acolhimento, nas suas paróquias. Serão estas os lugares por excelência, onde os não batizados (catecúmenos) possam fazer a sua caminhada rumo ao Batismo, ao Crisma e à Eucaristia, acompanhados por toda a comunidade e, particularmente, com grande atenção por parte dos párocos e dos respetivos catequistas.

Outro ponto de reflexão versou sobre o Presbitério da Diocese – fraternidade e comunhão ao serviço da missão. Foi sublinhada, então, a importância da participação e presença na vida diocesana, tanto nos grandes momentos que expressam essa comunhão, como na relação pessoal de cada sacerdote com os outros sacerdotes, em fraternidade, amizade e colaboração.

O Conselho refletiu, ainda, sobre o projeto do Plano Pastoral para 2017-2018, tendo em atenção a perspetiva do Sínodo dos Bispos, a realizar em Roma, em outubro de 2018, sobre “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”. Cada Arciprestado irá refletir sobre a pastoral juvenil e vocacional na Diocese, devendo apresentar as suas propostas na próxima sessão do Conselho Presbiteral, de forma que o novo plano pastoral diocesano possa ser apresentado em setembro nos seus princípios e objetivos pastorais operativos.

A próxima reunião do Conselho ficou marcada para o dia 12 de julho de 2017.

Funchal, 15 de março de 2017

Secretariado Permanente