Comunicado do Conselho Presbiteral 12 julho 2017

DIOCESE DO FUNCHAL

Comunicado do Conselho Presbiteral

12 de Julho de 2017

O Conselho Presbiteral da Diocese do Funchal esteve reunido em sessão ordinária, presidida pelo Bispo Diocesano, D. António Carrilho. Após a oração inicial seguiu-se a ordem de trabalhos estabelecida na convocatória.

Tendo em vista o Plano Pastoral da Diocese para 2017/2018, na perspetiva do Sínodo dos Bispos, em Roma, em outubro do próximo ano, sobre os "jovens, a fé e o discernimento vocacional", os representantes dos Arciprestados partilharam as suas respostas ao questionário preparatório do Sínodo. Há grandes desafios para o Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil e para o Conselho da Pastoral Juvenil, bem como para cada um dos Movimentos de Jovens e Paróquias. A Igreja tem de ouvir os próprios jovens e a procurar com eles uma resposta cristã para as suas necessidades e anseios. É que os jovens não são apenas o futuro, mas já hoje eles são protagonistas na construção da Igreja e da sociedade.

O próximo ano pastoral da Diocese do Funchal terá, pois, como tema: “Diocese: Igreja jovem com os jovens”. Como dizia São João Paulo II: “A Igreja só será jovem, quando os jovens forem Igreja”.

Os padres do Conselho fizeram várias propostas de linhas operativas para o plano pastoral nos diversos âmbitos de atividade, ao nível paroquial, arciprestal e diocesano. Sublinharam a importância da criação de novos grupos de jovens e de estruturas de formação de animadores e, também, de organização de atividades, nomeadamente a valorização do Dia Diocesano da Juventude, jornadas arciprestais e ações de voluntariado com a participação dos diversos grupos e movimentos juvenis, bem como espaços de encontro, reflexão e oração.

O Presidente do Cabido e Pároco da Sé informou os presentes sobre o programa de encerramento das comemorações jubilares dos 500 anos da Dedicação da Catedral: no dia 13 de outubro, inauguração e bênção de um novo órgão, às 21h; no dia 14, um concerto do Coro da Catedral, às 21h; no dia 17, inauguração de uma exposição de peças significativas do património da Sé, no Museu de Arte Sacra do Funchal. Finalmente, no dia 18 de outubro, Celebração Eucarística Jubilar, na Sé, às 18h30. Convidam-se os sacerdotes, consagrados e membros das sociedades de vida apostólica, e comunidades cristãs, em geral, a participarem nos diversos atos comemorativos.

O Conselho Presbiteral congratulou-se com a notícia de que as obras de restauro da torre da Sé estão concluídas e os andaimes serão retirados na próxima semana.

O Conselho tomou, ainda, conhecimento das seguintes datas do calendário pastoral da Diocese: no dia 25 de novembro, no Colégio de Santa Teresinha, as Jornadas do Apostolado dos Leigos; nos dias 23, 24 e 25 de janeiro de 2018, a habitual Semana de Atualização do Clero, Consagrados e Leigos, no Seminário Diocesano e na igreja do Colégio.

O Conselho, por fim, manifestou-se solidário com as vítimas dos incêndios dos últimos tempos e congratulou-se com a generosidade dos fiéis nos ofertórios recolhidos para as vítimas dos incêndios em Pedrógão Grande. Esses donativos são depositados diretamente por cada paróquia, na conta da Cáritas Nacional, que irá gerir as ajudas no terreno, conforme indicações da Conferência Episcopal Portuguesa.

A próxima reunião do Conselho ficou marcada para o dia 15 de novembro de 2017.

Funchal, 12 de julho de 2017

Secretariado Permanente