Casa São João de Deus e Hospital Dr. Nélio Mendonça

06-03-2016 00:08

A Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima termina neste fim-de-semana a sua visita à nossa diocese, no decurso da viagem feita por todo o país para preparar o centenário as aparições em 2017. Ao longo de três semanas, milhares de pessoas, na Madeira e Porto Santo, têm manifestado especial veneração por esta presença e acontecimento que tem como lema "O Imaculado coração de Maria conduz-nos até Deus". Comunidades paroquiais e instituições em geral têm beneficiado da passagem de Nossa Senhora, a quem dedicam muito empenho, dedicação e profundo acolhimento,  através das procissões de velas, dos momentos de oração e das celebrações litúrgicas.

"Por onde passa, a Virgem Maria cativa o coração de todos", é a frase mais ouvida, a par da "nova dinâmica para a evangelização e atenção aos mais frágeis da nossa sociedade" que Ela suscita. Neste contexto, por exemplo, destaca-se na última sexta-feira (dia 4) a visita da Imagem Peregrina  por algumas instituições no concelho do Funchal, relacionadas com a área da saúde e da solidariedade. Acompanhada por D. António Carrilho, esteve na Casa de Saúde de São João de Deus (sítio do Trapiche), para uma celebração da Palavra, onde foi acolhida entusiasticamente por centenas de pessoas, entre utentes e familiares, profissionais, colaboradores, e paroquianos da Graça e da Visitação. A alegria, muitos aplausos e alguma emoção inundaram a Esplanada de São José, que se apresentava de forma festiva e ornamentada com um grandioso "tapete de flores", desde a entrada principal do recinto até ao espaço destinado à cerimónia. Na ocasião, o bispo do Funchal referiu-se aos Irmãos de São João de Deus como "verdadeiras testemunhas da misericórdia". Depois desta celebração, a Imagem Peregrina seguiu para o Centro Psicopedagógico da Sagrada Família, nos Álamos, a cargo das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus, onde se registou também uma enorme receção com o contributo de todos, responsáveis, colaboradores, utentes, e alunos da Escola do Galeão.

A etapa seguinte, foi o Hospital Dr. Nélio Mendonça, para uma celebração da Palavra e visita aos doentes nos vários  andares. Muita gente (centenas de pessoas) também estava à espera da Imagem Peregrina e participou na celebração que decorreu na capela deste estabelecimento hospitalar, onde se destacava a presença do conselho de administração, o responsável governamental pela área da saúde na Região, profissionais, colaboradores e voluntários. Na ocasião, o capelão hospitalar, padre Avelino Lopes (carmelita) disse que: "Hoje, o nosso hospital veste-se de alegria, fé e emoção. Visita-nos a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima. E porque para o doente queremos o melhor, acreditamos que a visita da imagem da Mãe do Céu é um sinal de conforto e de esperança no meio da dor e do sofrimento". Por seu lado, D. António Carrilho salientou o "sentido fraterno" desta visita dirigida aos "doentes" e aos que "cuidam e tratam dos doentes", em espírito de "solidariedade para com os que sofrem". Enalteceu a importância "ciência e da medicina", mas salientou  que "a força espiritual é também importante e conta muito na recuperação da saúd