Nomeações 2015

22-12-2015 16:48

Nomeações Pastorais para a Diocese do Funchal

Constituindo missão própria do Bispo a importante e difícil tarefa de assegurar a assistência espiritual e religiosa das comunidades cristãs e o seu dinamismo evangelizador;

Tendo em atenção algumas necessidades pastorais, os recursos pessoais disponíveis e o bem de toda a Igreja Diocesana;

Por Decreto do dia 01 de Outubro, Memória de Santa Teresa do Menino Jesus, Sua Ex.cia Rev.ma D. António Carrilho, Bispo do Funchal, procedeu às seguintes dispensas e nomeações pastorais:

1.       Cónego Agostinho Rafael Carvalho – Dispensado de Pároco da Lombada, no Arciprestado de Machico Santa Cruz.
  2.       Padre José Estevão Domingos – Dispensado de Pároco de Gaula, no Arciprestado de Machico Santa Cruz.
  3.       Padre Hélder Reinaldo Abreu Gonçalves – Pároco de Gaula e da Lombada, no Arciprestado de Machico/Santa Cruz. Dispensado de Pároco da Piedade e do Espírito Santo, no Porto Santo.
  4.       Diácono José Alberto Gomes Vicente – Colaborador do Pároco da Piedade e Espirito Santo, no Porto Santo. Dispensado da colaboração na Paróquia da Nazaré, no Arciprestado do Funchal.
  5.       Padre Silvano Vieira Gonçalves – Dispensado do serviço de Assistente Regional do CNE-Escutismo Católico.
  6.       Padre Rui Daniel Fernandes da Silva – Assistente Regional do CNE-Escutismo Católico. Dispensado de membro da Equipa Educadora do Seminário Diocesano do Funchal e da Equipa de Pré-Seminário.
  7.       Diácono Vítor Manuel Baeta de Sousa – Membro da Equipa Educadora do Seminário e do Pré-Seminário, e Assistente Regional Adjunto do CNE-Escutismo Católico.
  8.       Padre Marcos Fernandes Gonçalves – Delegado Diocesano para a ligação com o Conselho Pontifício da Nova Evangelização, no âmbito do Jubileu da Misericórdia.

Os sacerdotes, cujas nomeações se publicam, conservam as faculdades canónicas dos respetivos ministérios, até à tomada de posse dos seus sucessores. E, se nada for dito expressamente em contrário, mantêm também os outros ofícios que lhes estão confiados por anteriores nomeações.

A Diocese agradece a disponibilidade e o espírito de serviço eclesial dos sacerdotes agora nomeados. Agradece, igualmente, aos sacerdotes que cessam funções paroquiais e diocesanas, os serviços prestados à Igreja, no exercício do seu ministério, e a disponibilidade manifestada para continuarem a colaborar em serviços pastorais que lhes sejam solicitados.

Secretaria Episcopal do Funchal, 03 Outubro 2015