18 NOVEMBRO 2015

18-11-2015 10:39

Secretariado Permanente - 18 de novembro de 2015

O Conselho Presbiteral da Diocese do Funchal esteve, hoje, reunido em sessão ordinária, presidida pelo Bispo Diocesano, D. António Carrilho.

Tendo sido feita a leitura e aprovação da acta da reunião anterior, o senhor Bispo do Funchal partilhou com os membros do Conselho a experiência da visita Ad Limina, realizada em Setembro último, realçando as interpelações que o Papa Francisco deixou no discurso aos bispos, onde fez um diagnóstico muito concreto da realidade da Igreja em Portugal e a interpelação a continuar, sem desanimar, no esforço de renovação pastoral.

Num segundo ponto, abordou-se o Ano Santo da Misericórdia, com a apresentação das linhas gerais para a ação pastoral deste ano, com especial incidência na pastoral do acolhimento, na Palavra de Deus, enquanto lugar de encontro com Deus misericordioso, na dinamização dos movimentos eclesiais de ação social, a partir do proposto nas obras de misericórdia e, por fim, reforçar, nas comunidades paroquiais, momentos onde se possa experimentar a Misericórdia de Deus, com a celebração do Sacramento da Reconciliação e outras iniciativas.

O Conselho Presbiteral, tendo tomado conhecimento de que haverá nova legislação para as IPSS e perspetivando-se alterações substanciais, proporá para breve uma reunião com todas as obras sociais da Igreja presentes na Diocese, para abordar e estudar esta questão.

No quarto ponto foram explicitadas as mudanças decorrentes da reforma do processo canónico para as causas de declaração de nulidade do matrimónio e as suas implicações na Igreja Diocesana. Ainda neste ponto informou-se o Conselho acerca dos procedimentos a desenvolver no que concerne ao novo Registo de Pessoas Jurídicas Canónicas.

Os membros do Conselho abordaram também a questão dos refugiados. Assim, em sintonia com a mensagem da Conferência Episcopal Portuguesa, em nome das raízes humanas e cristãs da Europa, a Igreja diocesana manifesta a sua solidariedade para com todos aqueles que fogem à guerra, à perseguição e à fome, bem como a disponibilidade para, em parceria com as autoridades civis e outras organizações, e de acordo com os tramites propostos para estas situações, ajudar a acolher e integrar essas pessoas.

No último ponto da reunião informou-se o Conselho de outras questões de carater pastoral, apontando-se ainda o próximo encontro para o dia 09 de Março de 2016.