14 JULHO 2011

14-07-2011 10:47

O Conselho Presbiteral da Diocese do Funchal esteve, ontem, dia 13 de Julho, reunido em sessão ordinária, presidida pelo Bispo Diocesano, D. António Carrilho.
Tendo sido feita a leitura e aprovação da acta da reunião anterior, iniciou-se o diálogo sobre questões relacionadas com as comemorações dos 500 anos da criação da Diocese. Da reflexão e diálogo surgiram ideias e propostas para a concretização das linhas gerais do plano pastoral para o próximo ano, nomeadadamente no que diz respeito ao Acolhimento, à valorização da Palavra de Deus, à Familia e à renovação e implementação dos Conselhos Pastorais Paroquiais e Conselhos Económicos Paroquiais, como estruturas de participação e co-responsabilidade.
Num segundo ponto, foram recolhidas algumas sugestões para as actividades de âmbito cultural, que possam assinalar o primeiro ano das comemorações, quer a nivel arciprestal, quer a nível diocesano. Procedeu-se, também, ao debate acerca da Festa Diocesana das Familias, no intuito de delinear os seus objectivos e as acções de mobilização para esta grande Assembleia Diocesana, que marcará o culminar do ano pastoral dedicado ao Pai, sob o tema: “ O Pai acolhe e congrega os Seus filhos”.
Na segunda parte da reunião procedeu-se à apresentação dos estatutos dos Conselhos Pastoral e Económico Paroquiais, salientando-se alguns aspectos a rever e introduzir, em vista à sua próxima homologação e implementação.
Por fim, foram dadas informações de caracter pastoral, nomeadamente no que diz respeito à Ordenação de dois novos presbíteros, na Sé, na manhã do próximo dia 30 de Julho. No seguimento da reunião anterior do Conselho, o Senhor Bispo anunciou a realização de encontros com os padres novos, ordenados nos últimos anos. O Reitor do Seminário Diocesano do Funchal informou o Conselho das perspectivas para o próximo ano, anunciando que a nossa Diocese contará com cerca de 25 seminaristas, entre o 9ºano de escolaridade e o 6ºano de Teologia. A sessão foi encerrada, marcando-se as reuniões do próximo ano pastoral para os dias 26 de Outubro de 2011, 21 de Março e 11 de Julho de 2012.

Funchal, 14 de Julho de 2011.
Secretariado Permanente.