13 julho 2016

13-07-2016 20:15

COMUNICADO DO CONSELHO PRESBITERAL

O Conselho Presbiteral da Diocese do Funchal esteve, hoje, reunido em sessão ordinária, presidida pelo Bispo Diocesano, D. António Carrilho.

Tendo sido feita a leitura e aprovação da acta da reunião anterior, o Conselho refletiu sobre o Ano Pastoral em curso, dedicado ao Jubileu da Misericórdia, e a sua concretização nas nossas comunidades paroquiais, destacando ainda dois momentos que estão a ser preparados, nomeadamente o Jubileu do Romeiro, nos dias 3 e 4 de Setembro, na Festa do Bom Jesus da Ponta Delgada, e o Jubileu dos Homens do Mar, no dia 8 de Outubro, na Festa do Senhor dos Milagres, em Machico.

Os membros do Conselho também perspectivaram o próximo Ano Pastoral, que será centrado na celebração dos 500 anos da Dedicação da Sé do Funchal e no Centenário das Aparições de Nossa Senhora, em Fátima, apontando-se o início do Ano Pastoral para o dia 18 de Outubro de 2016 e a conclusão para o dia 22 de Outubro 2017: Com o tema “Viver em Igreja a alegria de ser cristão!”, desenvolver-se-ão iniciativas relacionadas com a consciência de ser cristão e os dinamismos eclesiais que daí decorrem.

No segundo ponto, abordaram-se algumas questões relativas ao património cultural e artístico da Igreja na nossa Diocese, bem como as formas de o valorizar pastoralmente e catequeticamente no âmbito da ação da Igreja.

No Conselho Presbiteral, entre os seus membros, foram também refletidos alguns aspetos relacionados com as “Festas e Tradições” na vida eclesial das nossas comunidades, no sentido de estabelecer uma orgânica comum na forma de as preparar e celebrar, nas suas múltiplas implicações pastorais.

Por fim informou-se o Conselho de outras questões pastorais, apontando-se o próximo encontro para o dia 16 de Novembro de 2016.

Funchal, 13 de Julho de 2016.

Secretariado Permanente.