11 JULHO 2012

11-07-2012 10:44

O Conselho Presbiteral da Diocese do Funchal esteve, hoje, reunido em sessão ordinária, presidida pelo Bispo Diocesano, D. António Carrilho.
Tendo sido feita a leitura e aprovação da acta da reunião anterior, o Conselho fez um ponto da situação do desenvolvimento dos trabalhos das comissões de estudo para a "Renovação das Festas e Tradições" e "Casa Sacerdotal". Quanto à comissão para "Renovação das Festas e Tradições" debateram-se vários assuntos que requerem clarificação e orientação no que diz respeito à sua preparação e realização. Assim, proximamente, avançar-se-á para uma consulta àqueles que mais diretamente lhes estão ligados, de modo a constatarmos os vários aspectos a ter em conta quanto à realização das mesmas. No que concerne à comissão da "Casa Sacerdotal", continua a trabalhar no sentido de na próxima sessão apresentar as linhas mestras para um possível projecto arquitectónico.
Num segundo ponto abordou-se a planificação pastoral para o próximo ano, que no âmbito da preparação dos 500 anos da criação da Diocese, tem o lema “Jesus Cristo caminha connosco e reparte o Pão”. Assim, auscultadas algumas propostas vindas dos arciprestados, apontou-se para um empenho em tudo o que diz respeito aos sacramentos da Iniciação Cristã, concretamente ao Sacramento da Eucaristia. Referiu-se a atenção a ter na participação da comunidade cristã na Eucaristia, na adoração eucarística, na formação dos ministros extraordinários da comunhão, e ainda um especial cuidado às Confrarias do Santíssimo Sacramento. As propostas serão depois apresentadas no Plano Pastoral específico para o próximo ano pastoral.
No que diz respeito a orientações pastorais que vêm sendo solicitadas por alguns sacerdotes, foram apresentados ao Conselho um esboço acerca da Realização de concertos nas igrejas, capelas e reitorias e outro relativo à Preparação e Celebração dos sacramentos da iniciação cristã na nossa Diocese. Ambos serão estudados e complementados nos arciprestados, para voltarem à próxima sessão do Conselho para aprovação final.
No último ponto da reunião foram abordadas as questões relativas à pastoral vocacional e ao Seminário. No que concerne ao primeiro aspecto referiu-se que se torna prioritária uma especial atenção às vocações nas comunidades paroquiais, sensibilizando para elas, acompanhando-as e discernindo-as, de modo a criar na nossa Diocese uma cultura vocacional que produza frutos no futuro. Em relação às vocações sacerdotais, deu-se conta que o Seminário Diocesano do Funchal contará com 20 jovens em discernimento vocacional, aqui na diocese e nos seminários do Patriarcado de Lisboa. O Colégio Missionário do Coração de Jesus, por sua vez, contará com 17 jovens a aprofundar a sua vocação missionária.
Concluiu-se o Conselho, marcando a próxima sessão para o dia 24 de Outubro de 2012.

Funchal, 11 de Julho de 2012.
Secretariado Permanente.