NOTA DA SECRETARIA EPISCOPAL

28-01-2018

Nomeação de um Administrador Paroquial para a Paróquia do Monte

Foi amplamente difundido, na Madeira e fora dela, o caso de um sacerdote da nossa Diocese, pároco do Monte, que assumiu publicamente a paternidade de uma criança. Manifestou, assim, neste gesto e no compromisso de assumir todas as responsabilidades inerentes à situação criada, um sentido de responsabilidade que muita gente apreciou, sem que, no entanto, perante o facto, se deixassem de reconhecer, também, os seus aspetos negativos. Na verdade, os sacerdotes católicos aceitam e comprometem-se, em plena liberdade, a viver o dom do celibato no seu ministério de serviço ao Povo de Deus, em conformidade mais plena a Cristo Pastor, com frutos abundantes para a Igreja, ainda que com o sacrifício de algumas expressões e alegrias da vida familiar.

Toda esta situação gerou nos órgãos da comunicação social e nas redes sociais uma oportunidade de debate e reflexão, mas também uma ocasião ou motivo para questionar e contestar a atual disciplina da Igreja, desconhecendo-se o sentido espiritual da mesma. A Igreja não é estática, é dinâmica; tem uma história que lhe permite reconhecer e avaliar os seus valores e as suas faltas, o positivo e o negativo da sua presença junto das pessoas e da sociedade. As mudanças, porém, não se operam por razões de mera popularidade ou estatística de opiniões.

Relativamente ao pároco do Monte, ele próprio manifestou o desejo de continuar a exercer o ministério sacerdotal, nas condições exigidas pela Igreja. Desde logo se sentiu a necessidade de um discernimento claro, em ordem a uma opção responsavelmente assumida e maturada na reflexão e na oração, um discernimento feito com serenidade e livre de pressões, acompanhado pelo Bispo da Diocese.

Após diálogos com o próprio sacerdote, ouvidas algumas instâncias da Igreja e percecionando um sentido eclesial comum, por parte de sacerdotes, consagrados e leigos, entendeu-se que constitui maior bem para o padre Giselo Andrade e para a Igreja diocesana, dispensá-lo de pároco do Monte, podendo continuar a exercer o ministério pastoral, através de algumas atividades que lhe estavam já confiadas, na área das comunicações, e outras que eventualmente lhe sejam atribuídas.

Para o substituir foi agora nomeado, por decreto do Bispo Diocesano, de 25 de janeiro, como Administrador Paroquial da Paróquia do Monte, o Reverendo Cónego Vítor dos Reis Franco Gomes, pároco da Sé, em regime de acumulação de funções. Ele já ali paroquiou, conhece o meio e as pessoas, e aceitou generosamente prestar esta colaboração, o que muito se agradece. Apesar das limitações inerentes a esta situação provisória, tudo se fará para levar por diante os projetos em curso, nomeadamente a tão desejada construção da capela da Imaculada Conceição, nas Babosas, como sinal de consolação e esperança.

Na paróquia do Monte se encontra e venera a imagem da nossa Padroeira a quem hoje mais uma vez recorremos, pedindo a sua bênção e proteção.

Funchal, 28 de janeiro de 2018

Padre Carlos Almada, Secretário Episcopal