Seminário e Pré-Seminário

Seminário Diocesano do Funchal (Seminário Maior de Nossa Senhora de Fátima)
Endereço: Rua do Jasmineiro, 8 e 10
9000-013 FUNCHAL
Tel. 291 220 147;

Equipa Formadora

Cónego Carlos Duarte Lino Nunes - Reitor
Padre Vítor Manuel Baeta de Sousa - Prefeito
Padre Manuel Dias da Costa, o.c.d. – Diretor Espiritual

Pré-Seminário

Padre Vítor Manuel Baeta de Sousa

Padre Pedro Filipe de Góis Nóbrega

Padre Carlos Ismael Faria Almada

Facebook do Pré-Seminário:

Pré-Seminário:

NOTA HISTÓRICA

Foi criado por Carta Régia de 20 de Setembro de 1566 o Seminário da Diocese do Funchal, em obediência às determinações do Concílio de Trento. Porém, o seu regular funcionamento só se iniciou no período decorrido entre 1575 e 1585, por obra do bispo D. Jerónimo Barreto.

As suas primeiras instalações foram em casas contíguas à residência episcopal, nas imediações da actual ponte do Torreão.
No início do século XVIII, o Seminário passou a funcionar no chamado « mosteiro novo», casa edificada para convento de religiosas. Com o terramoto

de 1748, o edifício tornou-se inabitável. Com a cedência do Colégio dos Jesuítas em 1787, a instância do bispo, o Seminário ficou instalado nesse edifício. Na ocupação da Madeira pelas tropas inglesas (1801), o Seminário foi desalojado, passando a funcionar em dependências arruinadas do velho Paço Episcopal, regressando ao fim de uma dezena de anos ao «mosteiro novo», onde permaneceu até 1909, quando D. Manuel Agostinho Barreto concluiu a primeira parte das instalações do Seminário na cerca do antigo Convento da Encarnação. Com a extinção do Seminário, em 1911, o Seminário voltou a uma vida nómada: « mosteiro novo», ruínas da antiga Casa Episcopal, Quinta do Trapiche. Só em Outubro de 1933 é que o Seminário pôde voltar a funcionar na casa que D. Manuel Agostinho Barreto mandara construir. Em 1958, Seminário passou a funcionar em dois edifícios distintos: o
Seminário Menor, no edifício da Encarnação, até 1974 (data em que foi ocupado pela Revolução de 25 Abril), confiado à protecção da Nossa Senhora da Encarnação, e o Seminário Maior, no antigo Hotel Bela Vista, adquirido pela Diocese para esse fim, confiado à protecção de Nossa Senhora de Fátima.

A partir de 1969, os alunos do Curso Teológico começaram a frequentar a Universidade Católica, em Lisboa, de modo que no Seminário Maior passaram a residir os alunos dos últimos anos do então curso liceal, juntamente com todos os alunos do Seminário Menor a partir de 1974. Desde 1987, os alunos do sexénio de preparação para o presbiterado repartem-se entre o Funchal e Lisboa. Os seminaristas do primeiro biénio frequentam a Escola Teológica da Diocese do Funchal, residindo no edifício do Jasmineiro com os do 3º ciclo do Ensino Básico e os do Secundário. Os seminaristas prosseguem a sua formação para o ministério pastoral no Seminário Maior Patriarcal de Cristo-Rei dos Olivais, em Lisboa, frequentando a Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa. Desde o ano lectivo de 2001/2002 o Seminário tem acompanhado alguns seminaristas externos; vêm às recolecções e outras actividades que o Seminário determina.

PROJETO FORMATIVO DO SEMINÁRIO DIOCESANO